9 de fev. de 2010

Movimento Vicente Veloso




Em setembro de 2008, jovens trabalhadores e estudantes do município de Uibaí pararam pra pensar e agir. Pensar para criticar a sociedade atual, seu consumo destrutivo, seu autoritarismo, sua destruição, sua "valorização do mundo das coisas em detrimento do mundo dos seres humanos". Agir para transformá-la através da organização popular e do enfrentamento do Estado e do poder constituído. Crendo que uma outra sociedade é possível o Movimento Vicente Veloso tem um olho no futuro. Porém, sem desconsiderar que seguimos a trilha do passado. Por isso, nosso nome:

Vicente Veloso, escravo rebelde, fugitivo, não esperou a liberdade como um maná do céu. Pelo contrário, assumiu a liberdade como uma ação, uma rebeldia, uma ousadia. Vicente Veloso que escolheu a solidão das caatingas ao invés da opressão senhorial. Vicente preto, rebelde, revolucionário.
Aqui estamos nós, assumindo a liberdade como uma ação e a transformação da realidade como uma necessidade. Trabalhando pra conseguir a farinha, dançando nosso forró e construindo nossa luta.

Temos algumas formas de atuação

Informativo "A Indaga": espaço de crítica política e cultural aberto, democrático é sustentado por trabalhadores que se identificam com a rebeldia e que remam contra a maré do jeito que dá. Escrito pelos vicentistas e aberto a todos os escrevedores dispostos a divulgar suas linhas de cada dia. É só enviar para aindaga.espacolivre@gmail

Mobilização: acreditamos que a luta coletiva é não só uma forma de liberação, como também a única alternativa para transformar a sociedade e sair desse marasmo do individualismo ilusório que na verdade é homogeneização autoritária que esmaga as vontades, os desejos e as atitudes dos sujeitos.

Um comentário:

  1. Uibaí

    Tuas serras magestosas
    só podem ser definidas
    em verso e prosa.
    Pois,o verde de tuas serras
    encantam e enaltecem essa terra.

    Símbolo de grande patrimônio cultural
    e singular riqueza natural.
    sabiá, curió e bem-te-vi
    ainda cantam por aqui.

    Canabrava que evoluiu e cresceu
    de um povo desbravador e aguerrido nasceu.
    A miscigenação desse povo,
    resultou em um mosaico valoroso.

    És a menina dos olhos dessa esplendorosa região,
    quem te visita, te guarda no coração.
    Uibaí de tantos poetas,inspirados pelas
    belezas dessa terra.

    Desse pedacinho do Brasil, tua gente,é reconhecidamente, a mais inteligente.
    Simplória, mais imponente,Uibaí,
    orgulho de sua gente.

    AINDA QUE DE FORMA SINGELA, GOSTARIA MUITO DE DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO AO TRABALHO MAGNÍFICO DE VCS. OBRIGADA PELO ESPAÇO.
    SE POSSÍVEL PUBLICASSEM MINHA POESIA, QUE É UMA HOMENAGEM À TODOS OS UIBAIENSES.
    Geigybell MENEZES
    POVOADO DE BOCA D`ÁGUA.

    ResponderExcluir