30 de set. de 2011
22 de set. de 2011
Seja bem-vida a primavera
18 de set. de 2011
O significado do desfile cívico


Quando os desfiles cívicos do dia 22 foram criados em Uibaí? Não tenho a resposta exata, mas chutaria que foi nos idos dos anos 1960, talvez até mesmo na década de 1950. Eram tempos em que a região estava sendo tocada pelo progresso - uma ideologia trazida pela Estrada do feijão, mesclada com crédito agrícola, tri-consórcio de mamona-milho-feijão, tratores, poços artesianos, mais tarde agrotóxicos, assistência técnica, etc. Ficava pra trás a Canabrava dos heróis vaqueiros, criada sob o signo da policultura de subsistência com a pecuária, ficava pra trás o sertão quase medieval, das supertições camponesas milenaristas (que alguns chamam de catolicismo), dos padres e beatas, dos rezadores e contadores de causo. O alto-falante da Voz do Povo, o rádio de válvula, o futebol, as bicicletas eram o sinal do progresso que iria jogar para sempre o atraso no esquecimento. Eram tempos confiantes, e o campo - caatinga também pode ser traduzida por "campo branco" deixava de ser o lugar das aventuras épicas de heróis encourados contra bois valentes, a morada da caipora e do mistério e passava a ser um terreno a ser explorado, esquadrinhado, cercado, derrubado.
16 de set. de 2011
"Andarão juntos se não estiverem de acordo?" Amós, 3:3

No espera das eleições de 2012, Uibaí já respira a política e a politicagem que deverá ser o principal assunto de rodas de conversas nas esquinas, nas bancas da feira, nos balcões e mesas de buteco, no ponto de taxi, nos ambientes de trabalho e mesmo na cama - visto que é comum nessa época do ano casais separarem-se por que cada um é de um partido. A política toma conta de tudo, um cheiro bom pra uns, festeiro pra outros e de carniça pra uma pequena parte. A questão "quem serão os cabeças do município nos próximos quatro anos" é a principal.
Divulgação do filme "De Buriti a Pintada"
Alguns problemas técnicos da internet - esse negócio que a gente usa, mas não entende direito - impediram que Gustavo Rocha postasse como comentário um texto propondo a organização da exibição do filme de Reizinho, "De Buriti à Pintada. Zequinha e Lamarca na Bahia".
Na ocasião fiquei sabendo do interesse de Reizinho em apresentar o mesmo em uibaí,e que seria durante os festejos do aniversario canabrabense. Gostariamos de pedir a colaboração dos amigos do MViVe, Uibaí-noticias e texto, Celito Regmendes,na divulgação e intermediação do evento.Visto que, por coincidencia a primeira dama da nossa terra se encontrava no bairro e foi informada sobre o assunto. Mas, pelo que notei não houve muito interesse da parte.por outro lado,sabemos que o evento pode ser feito no grêmio, onde seria o espaço ideal (minnha opnião)e que teria um público mais direcionado.
Enfim, o que sabemos é que esse evento,de cunho cultural e educativo,deve sim ser apresentado em nossa cidade,com a finalidade de mantermos viva na mente das pessoas á história esquecida e escondida,de lideres que viveram,lutaram e morreram,tentando nos proporcionar dias melhores.
INTÉ!!!
(tentei postar o mesmo também no mvive más não consegui,então Fabio só pude contar com vc pra divulgar,pois acredito que com mais gente sabendo será mais facil de conseguirmos a colaboração da prefeitura,se poder e achar interessante é claro).como disse antes,se quiser pode criar um novo texto e ilustrar com o cartaz do filme.
15 de set. de 2011
Voltar ao mouro
"Dessa vez, definitivamente, podemos dizer que o marxismo morreu como sistema filosófico, como alternativa política". Essa frase poderia ter sido escrita há uns dez anos, quando o Império do Terror despejava seus soldados pelo planeta, como um justiceiro que passava por cima de todo o direito internacional. Mas ela foi escrita no início da década de 1890. E hoje, mais uma vez, ela está ultrapassada e o pensamento do judeu alemão de cabelo crespo e pele morena, conhecido pelos amigos como "o Mouro", está entre os grandes interpretes do século XXI.2ª TRILHA DAS SETE VOLTAS DE UIBAÍ
Divulgando...
2ª TRILHA DAS SETE VOLTAS DE UIBAÍ
CATEGORIA:
Moto Trilha
TRAJETO:
Sede => roças da Serra => descida das 7 Voltas => Riacho do boqueirão da Canabrava => Rua da Canabrava =>Prado => Riacho do Meio => Olho D´água => Boca D´água => Quixabeira => Grama => Zumba => Caldeirão => Fazenda => Gergelim => Mandacarú => Altamira => Hidrolândia => Sobriera => Formosa => Sede (ponto de chegada).
PROGRAMAÇÃO:
A 2ª Trilha das 7 Voltas de Uibaí acontecerá no dia 25 de setembro de 2011.
08:00 h - Abertura do evento, com apresentação do Hino Nacional e Municipal;
08:30 h - Palestra sobre preservação do meio ambiente;
09:00 h - Apresentações radicais com os mototrilheiros;
09:20 h - Volta de apresentação de todos os mototrilheiros participantes da Trilha, pelas ruas da cidade
09:30 h - Largada no Alto da Estrela (em frente a casa de Pelezinho)
13:00 h - Recepção dos trilheiros com almoço, som ao vivo e um vídeo da 1ª Trilha (2010).
Organização - Miguel e Abson
14 de set. de 2011
Imagens da Conferencia de Cultura
Aniversário de Emancipação de Uibaí 2011
Acima: João Ferreira, Pedro da Rocha e Djalma Bessa.4 de set. de 2011
157 anos de Riacho D'areia
No dia seis de setembro, aniversário da Vila, ocorrerão diversas atividades para relembrar a data de fundação de Riacho D'areia, desde a manhã até a noite.
Aqui, publicamos um fragmento de um texto do pesquisador Celito Regmendes sobre o assunto.
"Portanto, ao se falar em SERRANO na vila temos q nos reportar á década de 50 do século XIX qdo um deles, o senhor Raimundo Pereira Rocha de São Domingos do Severo( hoje do Seteba) pegando carona no q fizera seu cunhado Venceslau machado investe uma considerável soma de recursos e adquire( 1854) uma faixa de terra junto a do cunhado e dá-lhe o nome de RIACHO D'AREIA, nome do local onde tinha uma fazenda no assuruá.
Pra Riacho D'areia ainda nos primódios veio um amigo de infancia e de labuta de Raimundo, o serrano Joaquim Alves de Sousa, ele trouxe a esposa Joana Silva( dos Machado e dos "Sabaõ") e talvez um ou mais filhos, com isso, durante muitos anos o povoado teve apenas a presença dessas duas familias, Raimundo como chefe do clã Rocha-Alves de Sousa e Joaquim como agregado e parceiro. Defino tal período como o da 1ª FASE, fase da implantação e consolidação de Riacho D'areia . Cuidar de "brejos" nas grotas da serra, cultivar mandioca, milho e feijão de corda nas beiradas arenosas da Serra Azul e no vale do Riacho Baixão onde ficava as casas de moradia, e, pricipalmente na labuta com gado, pois Riacho D'areia, Uibaí, Barra do Mendes e outros povoados q são caatinga e serra ao mesmo tempo, nasceram na lógica da pecuária, criar gado era a atividade economica principal naquele período. Essa fase durou de 1854 a 1915."





