28 de jun. de 2010

São João de Uibaí: repensar


Os festejos juninos desse ano deixaram um clima meio estranho: por um lado, uma latente insatisfação de parte da população em relação a programação, falta de inovações, ausência de revitalização de certas tradições e originalidade. Por outro, uma apatia profunda. Ano passado, a bandeira de fim do São João de Uibaí e criação de uma festa de Santo Antônio - chamada espuriamente de São João Antecipado - foi motivo de revolta generalizada. Esse ano, a insatisfação ficou no "disse-me-disse", sem debate, sem proposições, sem ousadia.
Não está na hora de repensar o São João de Uibaí? As tradições juninas estão presentes de forma muito forte na cultura sertaneja e não é diferente em nosso município. O São João de Praça foi criado pelas entidades da sociedade civil com destaque para a Casa dos Estudantes de Uibaí em Salvador nos anos 1970. Somente depois de seu crescimento, do envolvimento de outras entidades e do gosto que a população tomou pela coisa é que ele foi apropriado pelo Poder Público Municipal que passou a monopolizá-lo. A participação popular das entidades foi diminuindo até tornar-se acessória na montagem de barracas e organização de brincadeiras.
Não estaria o São João Tradição de Uibaí perdendo o bonde da história? A falta de horizontalidade nas decisões tem causado esse estranhamento do "povo" em relação ao São João? Os festejos juninos de nossa terra precisam de uma síntese com outras tradições populares de nosso território - tais como a produção de milho, mandioca e manifestações tradicionais - para revitalizarem-se?
Ao certo, a solução para a insatisfação de parcelas populares não sairá da cabeça de nenhum iluminado e só pode ser fruto de discussão.

Um comentário:

  1. "Ao certo, a solução para a insatisfação de parcelas populares não sairá da cabeça de nenhum iluminado e só pode ser fruto de discussão"... todo o texto foi muito bem trabalhado, curto porém em cima do ponto de maneira tanto inteligente qto contundente, a finalização então, esplendida, fika aí o recado pra galera q "lá dentro" dos órgãos da prefeitura... o trem é complexo galera, se uma saida coletiva pode ser desgastante e (com certeza) não agradrá a todos, fazer algo como feito, é no mínimo contradit´rio pra vários q ali estão e desrespeitoso a muitos q estiveram (e estão) na labuta por algo mais participativo e comm horizontalidade, afinal de contas,foi ou não pra haver um "novo tempo" q uma significativa parcela se doou... o pré são são joão não teve nada de "novo" na construção, o são joão em si, não tive na praça pra avaliar, mas pelo q senti foi algo meio asssim, sei lá... me parece q foi "velho" mas não foi pros idosos, foi agora mas não foi pros jovens, foi isso e akilo mas faltou algo, aliás ta faltando algo em muita coisa...

    ResponderExcluir