22 de out. de 2010

O que revelam as eleições municipais?


As eleições nacionais tem merecido análise dos diversos grupos políticos. Celito Regmendes, professor e socialista, em seu blog http://celitoblog2.blogspot.com/, tem avaliado que, no âmbito local, o grupo governista teve êxito crescendo nas bases da oposição Birinha-Raul. Não é por acaso: a soma dos candidatos a deputado federal - já que o deputado estadual é uma eleição de critérios diferentes pelo peso das questões regionais - dos governistas obteve crescimento no Poço, Lagoinha, Hidrolândia e Quixabeira. Sem falar que ela conseguiu manter a sua frente na sede e no Caldeirão. O que não é pouco. O Caldeirão sozinho neutralizou toda a frente obtida pelo candidato Raul em Poço, Chapadinha, Boca dágua, Olho dágua e baixões em 2008, nas eleições municipais.
Os candidatos de Birinha-Raul e Dorival-Luís mostraram que tem peso nas eleições. O primeiro ainda apresenta uma base razoável e o segundo não tem força para uma força independente, mas é, ainda, capaz de ser o "fiel da balança" numa eleição municipal apertada.
Todavia, como independentes de partidarização e críticos do sistema de dominação eleitoral que somos, lançamos a seguinte questão: nas eleições municipais de 2008, tanto Raul quanto Pedro Rocha obtiveram mais de 4.000 votos cada. No primeiro turno, a soma dos votos dos deputados a nível estadual e federal não atinge, em nenhum dos grupos, o número de 3.000 votos. Onde estão os quase 2.000 eleitores ausentes? O que pensam? Por quê se abstiveram? Por quê votaram nulo ou branco? O que pensam? O que esperam?

2 comentários:

  1. olá , vou tentar levantar alguns pontos q explikam pelo menos em parte a abstenção dos quase dois mil eleitores nessas ultimas eleições.
    O primeiro deles é o proprio caráter das eleições presidenciais-gov-senad- dep, historicamente elas mobilizam bem menos q as municipais, inclusive entre os "chefes políticos" locais, esses, nas maunicipais vão atras de um eleitor da china ao inferno...
    Num dos textos do meu blog falei dos numeros do IBGE, em uibaí a população não subiu do ultimo censo pra cá, por q ??? por q aqui é um lugar MIGRAÇÃO, imagine o tanto de gente q era ligada a prfeitura na gestão passada, CENTENAS de pessoas sobretudo da vila foram embora após a vitória do atual prefeito, varias dessas pessoas ja levaram parentes pra fora daqui e com certeza a grande maioria ainda não transferiu seus t´tulos.
    Independente da questão plitica, todos os anos centneas de uibaineses deixam o municipio, boa parte volta mas um numero considerável hoje se espalha por são paulo, jacutinga, brasilia e cia, barreiras , mimoso e mesmo irecê e adjacencias,ja salvador , feira de santana e paraíba recebem dezenas de jovens estudantes todos aos anos, acredito q somado passa de 1200 pessoas quem tem título eleitoral de uibaí mas estão nos lugares mencionados entre outros. Muitos desses tinham etem até vontade de votar mas gastariam grana apenas pra fazerem isso??????? outros como eloína minha irmã q mora em salvador não tiveram o estimulo suficiente pra virem como tiveram na de prefeito, houve até gente como o caso de um amigo q aproveitou pra ir a feira visitar a namorada.
    Ha ainda UM NUMERO CONSIDERAVEL DE APOSENTADOS Q NÃO QUISERAM ENFRENTAR FILA E A INFINIDADE DE NUMEROS E TAMBME OS MORTOS Q NÃO FORAM TIRADOS DA LISTA, na sessão trablahei tinha uns 3 ou 4...
    Por outro lado, outro ponto a destacar é o seguinte, elições como essa há uma PULVERIZAÇÃO DE VOTOS considerável, digamos q nenhum grupo teve nem 3000 isso se levar em conta os votos pros BAMBAMBAMS mas o numero de votantes passou de 6000, tevoto pra tudo qto foi desgraça em cota gotas ou quase isso, infelizmente o numero de votos nulos e brancos não chamou a atenção e dos nulos em boa parte é por q as pessoas se perdiam na hora de votar e não por não qurererem...

    ResponderExcluir
  2. em tempo: algun numeros em uibaí, o total das abstençõs 2174 ou 22% dos aptos... pra presidente houve 7000 votos válidos, dilma levou 70 %, serra 20 e marina quase 5%, ja os nulos pra presidente somaram 672, (marina teve 316), qtos foram por erro?? penso q mais da metade, já pra presidente, os brancos somaram 184 será q foram dos testemunhas de jeová q orientam o voto branco??? penso q apenas alguns!!!

    ResponderExcluir