12 de abr. de 2011

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA NOS BASTIDORES DE UIBAÍ: O Q VIRÁ DISSO?

HOJE CONVERSANDO COM UM JOVEM DE UIBAÍ ele me disse q agora é do PC do B , segundo ele o partido está se reestruturando, está crescendo a partir de "novas lideranças" e pretende ser a nova força política de uibaí, ainda segundo ele, uma alternativa aos dois grupos q estão ultrapassados, o do PT e o de BIRINHA.

EM DETERMINADO MOMENTO apareceu um senhor da Boca-dágua- Olho dágua e o jovem falou da possibilidade desse aderir ao partido como fizeram várias pessoas da sua comunidade, o senhor foi incisivo:- voto ne birinha ou ne quem ele mandar, devo tudo a ele!!! o rapaz notando a firmeza do camarada, desconversou, mas, logo disse q uibaí precisa sair dessa história de apenas dois grupos digladiarem pelo poder e nada de importante acontecer, aí eu entrei, acho q de sola.

EU DISSE Q CONCORDAVA com a necessidade de superação dessa triste dicotomia q tem levado uibaí aum maniqueísmo pobre e com resultados decepcionantes entre ano sai ano, entra década e sai décadda, porém o PC do B está longe, muito longe de representar algo " novo" e interessante, essa forma de crescer filiando á torta e á direita ja demonstrava isso, disse a ele q o pc dob é nacionalmente e estadualmente um reles aliado do pt, preocupado mais com cargo q outra coisa, em todo o país é aliado qde quem tiver bem na foto, seja DEM, seja PSDB, seja PT ou o escambau, hoje é um partido sem ideologia, sem nada mais q o caracterize como socialista. A figura mais badalada dele no momento é o dep fed por São Paulo Aldo Rebelo q vem sendo mimado, acariciado e endeusado pela funesta direita ruralista ja q ele propõe um novo código florestal q beneficia os devoradores de florestas nativas pra se encherem de grana praticando além da degradação ambiental, uma brutal exploração dos trabalhadores.

Qdo ainda falava do PC do B, um senhor q tava por perto e ouvia a conversa, meio brabo explanou:
-QUÉTA MOÇO É TUDO PORQUÊRA, NENHUM PARTIDO VALE NADA , TODO PULÍTICO
É DO MESMO JEITIN?

O q se tira disso tudo é q uibaí é mesmo um caldeirão político fervente, é uma pena no entanto q a discussão ao meu ver não acontece como deveria acontecer, as coisas ainda caminham como antigamente, não conseguimos dar um passo á frente, é duro admitir!!

2 comentários:

  1. realmente celito,a política em uibaí,se faz presente por todo tempo.basta tocar no assunto,que não falta quem discuta com um tanto de fervor-paixão.
    nota-se que os jovens querem uma fuga,ou seja,uma outra opção pra votar,más sem achar o que procura ou o que o repesente,acabam acatando qualquer partido,sem se informar melhor.o que caracteriza o voto de protesto(foi nessa que tiririca se deu bem,e arrastou alguns politicos ultrapassados).
    como também,temos a galera mais velha,que com aquela,suposta "honra" inquebravél(depois de receber algo em troca,ou mesmo por repudiar o pt ou afins),deram palavra de acompanhar um certo político,e assim o fazem,defendendo seu grupo com unhas e dentes,fechados pra qualquer dialogo,ou argumentação.
    sendo assim,penso eu,que o investimento politico-cultural deve ser feito nas camadas mais jovens.em gente nova,gente que não aceita mais a imposição do lider da familia(ex:o pai)gente que quer e pode pensar por si só,que quer e pode decidir por um futuro melhor pra sua comunidade.pois investino nesses,teremos pelo ao menos no futuro,a diminuição de eleitores que votam em bons amigos ao invés de elegerem bons administradores.

    mas as vezes,também me recuso a acreditar que exista alguem que entre na politica pensando no povo,na cidade,no coletivo...penso que essas não são qualidades inerentes de politicos.pelo ao menos no quadro atual.

    INTÉ....

    ResponderExcluir
  2. Por diversas vezes tive conversas francas com amigos e conhecidos tentei montar uma terceira via em Uibaí mas alguns cabeças não acordaram para essa real necessidade de mudança (pra melhor claro). Falei na época - Cara tenho vários amigos em salvador,vamos montar um diretório do partido ai , dar aquela velha carga sair do marasmo,um do grupo falou -Mas qual partido eu só colo se for PSTU,PCB tipo esses,então eu falei - Cabeça infelizmente isso acabou a diferença esta em nós,Partido político só muda o numero.vamos ver se em 2016 dar certo.ou então deixa o feijão com arroz eterno.

    ResponderExcluir