19 de mar. de 2010

Osvaldo Alencar Rocha Presente!


Em junho próximo estará completa uma década sem o militante socialista e advogado popular Osvaldo Alencar Rocha. Sua personalidade já foi motivo de biografia, eventos e artigos publicados no país inteiro. Nada mais merecedor do que uma atividade que resgatasse suas ideias a respeito do Direito e da sociedade brasileira, afinal de contas, homens morrem, mas sua obra e suas ideias permanecem vivas.
Sugestões: uma oficina de Direito Popular realizada por advogados militantes com a finalidade de esclarescer sobre certos direitos e formas de mobilização e luta para realizá-los. Ou mesmo talvez a divulgação de textos do mesmo sobre "Direito encontrado na luta" ou Direito Agrário que motivassem um debate ou mesa redonda.
Cultivar a memória da luta de Osvaldo em defesa de famílias sem-teto, quilombolas, indígenas, posseiros e trabalhadores rurais, numa clara postura de intervenção do Direito na luta de classes é fundamental nesses tempos em que as carreiras profissionais só são medidas em termos de dinheiro e status e não de vocação ou desejo de transformação da realidade.

Um comentário:

  1. Gostei da ideia! Sabemos que ainda é pouco, comparado ao incrivel legado que esse homem deixou para nos!
    Mas, já é um começo para que muitos lembrem da sua história e de suas conquistas, não deixando se perder no decorrer do tempo, e também, para que a geração mais nova conheça o trabalho e obra dessa extraordinária pessoa!

    ResponderExcluir