11 de ago. de 2010

Governismo e vereadores




Seria uma coisa absolutamente normal! Alguns vereadores, com o rosto vermelho de indignação, acusam o presidente da Câmara de "manipulado pelo prefeito" e de "autoritário". Os mesmos vereadores oposicionistas estão retados da vida porque o seu pedido de CPI foi chamado de "inconstitucional" pelo chefe da bancada governista e porque o presidente da Câmara decidiu, sozinho - sem consultar a plenária - que o assessor jurídico da Câmara teria alguns dias para dar um "parecer" sobre a "constuticionalidade" - ou não - do pedido de CPI. Os vereadores da oposição saem aos berros, vermelhos. Vão à rádio e denunciam o "governismo" do presidente e a imobilidade da Câmara por se furtar de investigar denúncias de corrupção.
O que os vereadores oposicionistas se esqueceram de dizer é que, quando eram governistas, nunca se propuseram a uma CPI, mesmo com reprovação das contas dos seus prefeitos foram recusadas pelo Tribunal de Contas. Os vereadores da oposição nunca apelaram para a maioria do plenário quando o presidente simplesmente passou por cima de tudo e apoiou atos autoritários do prefeito.
Enfim, os vereadores da oposição estão provando do próprio veneno! Mas está ótimo: tem pretexto para ir à rádio e elogiar o que o ex-prefeito de Uibaí tem feito pela saúde dos uibaienses no município vizinho. Destacando, inclusive, que o ex-prefeito faz ultra-som de graça para uibaienses e que o Hospital de Uibaí, vergonhosamente, não possui um serviço decente de ultrasom. Esquecem-se de dizer por que não o fizeram nos últimos 28 anos em que estiveram no poder!
Por outro lado, os governistas é que possuem o veneno. Estão com as mesmas práticas que combatiam quando eram oposição. Fazem alianças com o que há de pior na política de Uibaí e acabam por passar tanto tempo juntos e fazerem tantas manobras juntos em nome da "governabilidade" que ficam parecendo a mesma coisa.
A única novidade, no entanto, é que o prefeito resolveu "investigar" as denúncias, ele mesmo. O resultado deve sair. Há um tempo atrás, tudo na prefeitura dava errado, mas era culpa do advogado de fora que ocupava o posto de Secretário de Administração. Tiraram o advogado de fora e botaram o advogado de dentro no posto. Agora, a culpa de tudo é do pessoal da Contabilidade que causou esse escândalo. Tirarão a Contabilidade de dentro e botarão a Contabilidade de fora. Quem será o próximo?
De resto, o prefeito de Uibaí tem feito o mesmo que seus antecessores: não pagou o salário dos professores contratados nos dias de recesso junino. Não tem feito um "governo participativo". Não tem cumprido as promessas de pavimentação do Cascalho feitas em público na Conferência Municipal das Cidades. Por quê será?
Ora, um governo que foi comprado a preço de ouro tem um preço alto a se pagar. Uma sociedade civil desorganizada e imobilizada. Uma base de apoio que espera, mas não se mobiliza. Correligionários que esperam empregos e benefícios escusos. Um governo estadual que prefere policiais a professores, mas o que se vê é só o aumento de crimes como roubos e assaltos.
O governo do PT de Uibaí não é capaz de fazer as transformações que o povo precisa, porque só o povo pode fazê-las. Infelizmente, não podemos esperar coisa melhor do PT.
Resta-nos resgatar a dignidade e lembrar de Drummond que dizia em poema "Oh, Vida futura! Nós te criaremos"

5 comentários:

  1. resumo coeso, preciso e coerente do atual quadro político do minicipio de uibaí... tenho dito dito ás novas gerações q eskeçam super herois, o q não tá fácil, por todo canto do colegio e paredes de muros e cia, jovens tem colokado desenhos e nomes sugestivos a um suposto super herói q poderá salvar uibaí nas proximas eleições, tenho dito q ou se organiza e busca saídas coletivas ou as coisas veem de roldão de cima pra baixo em todas as esferas... falar nisso tenho chamado a atenção do pessoal da BOCA DÁGUA -OLHO DÁGUA q ali precisa urgente sair do simples status de povoado mesmo q seja o de maior povoado de uibaí pra galgar a condição de DISTRITO-VILA, tenho provocado a eles q é inadmíssivel pra um lugar q se destaca por ser o CAMPEÃO da fruticultura(manga e coco dali tem peso reginal), horticultura,lugar q tem casas de farinha e ha de se lembrar q os derivados de mandioca a cada dia ganham mais mais peso regional por conta sobretudo de irecê , do aumento do poder aquisitivo de pessoas e pelo numero baixo da produção regional e, acima de tudo por DUAS NASCENTES ESPETACUALRES, uma delas serve ao turismo( turismo sim, a cada final de semana centenas de pessoas de uibaí e municipios vizinhos acorrem ao riacho cachoeira q é de longe o principal ponto de lazer de uibaí atualmente) infelizmente os órgãos publicos ainda não se deram conta de q é necessario um urgente estudo disso pra se planejar algo no sentido de q se mantenha o acesso gratuito, q se aumente a renda de olho daguenses e q se evite a degradção ambiental q ja é preocupante ali, a outra nascente fika na boca dagua, fonte permanente q passa por varios quintais de pessoas q a usam na horticultura e fruticultura d epekenos agricultores familiares, por conta disso e pela população chega q 1000 habitantes á acho inadmísssivel tal lugar fikar como um simples povoado q não em sequr um representante na camara de vereadores... tenho estimulado a juventude e outrs dali q iniciem a campanha: QUEREMOS O STATUS DE VILA, JA TA NA HORA BOCA DAGUA-OLHO DAGUA, quem sabe a partir daí surja novos ares q façam com q akela comunidade se desperte e se organize melhor pra ganhar de fato e de direito melhores frutos, pautados no potencial q sua terra lhes oferece ... é isso, fika aí a ideia, se puder espalha-la, agradeço!!!

    ResponderExcluir
  2. Boca dágua-Olho dágua vila! é
    Não se sabe se vai se conseguir alguma coisa com isso, mas pode valer a pena tentar

    ResponderExcluir
  3. qdo pelo menos simbolicamente( e naõ é só isso q luga ganha com o novo status)se obtém alguma coisa,ja se deu um passo á frente,uma vit´ria é sempre uma coisa interessante,principalmente qdo ela é conquistada e não dada de mão beijada, vale sim a pena tentar, claro há várias coisas a se fazer nakele trecho, q tal começar por algo q dê maior visibilidade, estatura e novos mecanismos pra outros passos????

    ResponderExcluir